Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Saiba como usar o FGTS para comprar imóveis ou construir

  • Home
  • Blog
  • Saiba como usar o FGTS para comprar imóveis ou construir
Saiba como usar o FGTS para comprar imóveis ou construir

Para quem deseja comprar ou construir um imóvel RESIDENCIAL, o saldo do FGTS pode ser utilizado na hora da contratação, como entrada do financiamento, constituindo parte do pagamento ou do valor total.

Existe também a possibilidade no caso da amortização, liquidação de saldo devedor ou pagamento de parte do valor da prestação de financiamento concedido regularmente: 

1) no âmbito do SFH;

2) fora do âmbito do SFH contratados a partir de 12/06/2021*; 

3) e em programas destinados à moradia própria do trabalhador pelo Governo nos âmbitos federal, estadual, municipal e do Distrito Federal.


Requisitos do trabalhador

  • Possuir 3 anos de trabalho sob o regime do FGTS, somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não, na mesma empresa ou em empresas diferentes.
  • Não ser titular de financiamento ativo no âmbito do SFH, localizado em qualquer parte do território nacional.
  • Um último ponto importante: não ser proprietário, possuidor, promitente comprador, usufrutuário, cessionário de outro imóvel residencial, concluído ou em construção, localizado no mesmo município do exercício de sua ocupação laboral principal nem no mesmo município de sua residência. Nesse caso, incluindo os municípios limítrofes ou os municípios integrantes da mesma Região Metropolitana.

Quando não pode usar o FGTS

  • O trabalhador não poderá utilizar o FGTS na aquisição de imóvel do qual já tenha sido proprietário, exceto se justificar por meio de declaração específica que não se trata de simulação de retrovenda. 
  • Não é permitida a utilização da conta vinculada do FGTS aos proponentes, que possuam imóvel em localidade impeditiva, que esteja vinculado à Administradora de Bens Próprios da qual seja titular.